fazendo o design da emergência /cc @augustodefranco

 

Talvez eu tenha sido um pouco contundente demais no meu último post, que tratava de algumas das questões problemáticas que enfrentamos quando atravessamos estas interfaces: digitais, culturais, políticas e econômicas. Eu acredito, sim, no poder da emergência, da inteligência coletiva, dos fluxos de evolução, do pensamento orientado ao futuro, e na força dos processos colaborativos. Eu acredito sim que eles estão fazendo do mundo um melhor lugar.

Eu particularmente acredito no poder da emergência através do design e do design thinking, o que me leva a outra guru: Venessa Miemis. Se você mergulhar em seu site http://emergentbydesign.com/ , você vai encontrar um rico e exuberante ecossistema de idéias e insights para co-criarmos um mundo melhor. Há muitos outros exemplos. No Brasil, temos Augusto de Franco, que lidera a http://escoladeredes.ning.com/, um projeto fantástico que reúne alguns dos nossos cérebros mais brilhantes. Na Índia temos o trabalho do @futurescape na http://unstructure.org/, alimentando idéias que estão revolucionando as empresas (aliás eu vou ser painelista em um debate sobre o futuro do trabalho lá, com Julian Birkinshaw, no dia 19).

Temos http://timkastelle.org/ levantando a bandeira da inovação na Austrália. Também tem http://people.thetransitioner.org/ levantando a bandeira de moedas abertas ao redor do mundo. A galera do http://www.transmediale.de/ na Alemanha fazendo awesomeness por onde passam. Transition Towns. Coisas fantásticas pipocando em lugares demais para caberem todos aqui. Há sinais de uma brilhante e gloriosa Renascença brotando em toda parte. Emergindo. Emergindo através do design. Há motivos para comemorar, eu concordo.

No entanto eu queria que o meu último post funcionasse como um alerta. Um alerta sobre o fato de que estamos correndo contra o tempo quando se trata de salvar o meio ambiente. E isso diz respeito a todos nós.

Dito isto, vamos voltar ao trabalho. Vamos co-criar. Contudo vamos lembrar que, como Venessa Miemis colocou tão bem, nós precisamos fazer o DESIGN dessa emergência…

((( esperança ))) 

 

Comments
2 Responses to “fazendo o design da emergência /cc @augustodefranco”
  1. DiegoRemus disse:

    nossa, quanta sincronicidade! um ano atrás eu teclava com @unstructure no twitter! depois o @thetransitioner me RT…certamente, o tempo ruge e não é o suficiente cada um fazer a sua parte. cada um tem o dever de fazer com que os outros também façam suas partes. abraço

  2. . disse:

    diego, você é muito inteligente. menino prodígio mesmo.beijos

Deixe uma resposta

